O caminho vocacional
O caminho vocacional da Comunidade Missão Theotokos, se inicia com o Encontro Vocacional, que acontece anualmente em nossa casa fundacional. No encontro vocacional, o candidato recebe formações sobre a história, a vida e a vocação da Comunidade Missão Theotokos. Havendo desejo de iniciar um caminho de discernimento, a pessoa passará por uma entrevista, a fim avaliar se o candidato está pronto e se reúne condições para prosseguir com o caminho vocacional.
Vocacionado à distância
Se a distância não permite que você esteja presente em nossa casa ao menos nos finais de semana, ou boa parte deles, nesse caso, o caminho vocacional só é possível se o seu interesse já for, desde já, pela forma de Vida Comum. Você poderá fazer um caminho vocacional à distância, orientado pela nossa equipe vocacional.
Sinto-me chamado a viver esta Vocação, mas não sinto que devo deixar meu emprego. É possível?
Sim, é possível. Esta é a forma de Aliança. Nesta forma de vida, os irmãos mantêm a sua vida profissional, familiar e social normalmente, sendo sinais de sua vocação exatamente ao inserir-se nessas realidades.
Sou casado(a), sinto o chamado, mas a minha esposa(o) não sente o mesmo. O que fazer?
O chamado é pessoal. Mesmo que sua esposa(o) não sinta o mesmo, pode ser que a sua vocação seja realmente a de se consagrar nesta vocação. Porém, sua esposa(o) deve estar ciente e disposta(o) a colaborar para que você consiga viver a sua vocação e os compromissos inerentes a ela.
Critérios Gerais para admissão no processo formativo:
- Disponibilidade para participar das reuniões programadas;
- Disponibilidade para participar dos encontros e retiros programados;
- Disponibilidade para participar do estudo preparatório;
- Ter no mínimo 16 anos, com autorização através de um termo de consentimento dos pais ou responsáveis.
- Ter recebido o sacramento da iniciação cristã;
- Para os que possuem vida conjugal, terem recebido o sacramento do matrimonio.
- Estar em comunhão com a Igreja;
- Ter indícios de vida fraterna;
- Ter a disposição para compartilhar sua vida e sua história dando-se a conhecer;
O que faço se me sinto atraído, mas não tenho disponibilidade de tempo para me aproximar e posteriormente iniciar o caminho vocacional?
Uma aproximação da vida da Comunidade é muito importante, porque é através dessa experiência que você vai amadurecendo a sua atração por ela e vai vendo se é isso mesmo que deseja e se a Comunidade é o que você de fato está procurando. Nesse caso é interessante que você marque um horário com a nossa equipe vocacional para partilhar suas dificuldades e assim ser ajudado no que é possível e melhor de ser feito pensando nessa aproximação.