
(At 2,1-11)
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. 3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ?caram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. 5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ?caram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. 7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós, que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus em nossa própria língua!”
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Responsório (Sl 103)
— Enviai o vosso Espírito, Senhor,/ e da terra toda a face renovai!
— Enviai o vosso Espírito, Senhor,/ e da terra toda a face renovai!
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor!/ Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande!/ Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras!/ Encheu-se a terra com as vossas criaturas!
— Se tirais o seu respiro, elas perecem/ e voltam para o pó de onde vieram./ Enviais o vosso espírito e renascem/ e da terra toda a face renovais.
— Que a glória do Senhor perdure sempre,/ e alegre-se o Senhor em suas obras!/ Hoje seja-lhe agradável o meu canto,/ pois o Senhor é a minha grande alegria!
(1Cor 12,3b-7.12-13)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 3bNinguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Anúncio do Evangelho (Jo 20.19-23)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
“A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.
Nossa liturgia está repleta da ação do Espírito, cheia de vida, de alegria, de esperança, de força, cheia do amor de Deus por nós.
Maravilhoso é o Espírito Santo, que encheu o universo e que mantém unido todas as coisas. Aquele que conhece todas as línguas. Vinde sobre nós, nossas famílias, nossa comunidade, nossa vida, nosso planeta. VINDE, e renovai!
Quero compartilhar com todos neste dia a alegria espiritual que está sobre mim, por misericórdia de Deus, que derrama sobre todos nós seu amor. E Este é o Espírito Santo,
Nesse dia de pentecostes relembramos o nascimento da Igreja, iniciada pelo derramamento do Espírito Santo, e também pela comunhão e obediência dos apóstolos às palavras de Jesus, que os orientou para que ficassem juntos (Atos 2, 1).
Penso que uma característica fundamental é a unidade, assim como Jesus nos ensinou nos evangelhos desta semana, onde ELE dizia, que era preciso sermos um com Ele. Sendo assim, penso que é preciso querer essa unidade, fazer o exercício para ser um com o nosso próximo, e DEUS, na sua fidelidade, derramará sua graça da unidade. É preciso estar no mesmo lugar, tanto físico como espiritual, e termos o mesmo objetivo, a mesma vontade, e o Espírito virá, Ele sempre vem.
Como um vento impetuoso (como sempre nos lembra nosso fundador), peçamos ao Santo Espírito para vir com línguas de fogo, nos abrasando, animando-nos, revelando tudo sobre os ensinamentos e vontade de Deus, dado por Jesus, que são pra nós via de salvação. Também, o Espírito vem, nos amando com o fogo do amor do Pai, que queima os nossos corações dos nossos pecados e curando-nos para a missão de Evangelizar.
O ESPIRITO SANTO É MARAVIHOSO!
Peçamos juntos com toda a Igreja para que, pelo mistério dessa Festa, toda a Terra seja santificada e renovada, todos os povos e nações, toda a Igreja, pelos seus dons, realizando em todos os corações dos fiéis, as maravilhas que a Virgem Maria cantou, ao ser também ela envolvida pelo Espírito Santo na encarnação do verbo.
O Espírito Santo é aquele que nos dá a Vida (Salmo 103/104), se nos for retirado o Espírito, perecemos, voltamos ao pó. É Ele que nos faz reconhecer o grande autor da vida, nosso criador, DEUS PAI. Este salmo que citei anteriormente nos faz lembrar que é Ele que faz renascer aqueles que estão abatidos, desanimados, “mortos”; são renascidos e cantam um canto novo, um canto agradável de louvor ao nosso Deus. Como iremos responder a tanto amor e a tanto cuidado? Eu quero senhor, este Espírito que devolve a vida e que nos dá uma música, um ritmo, uma nova animação!
Mais um ponto importante da liturgia de hoje é que o Espírito nos faz reconhecer e dizer que “JESUS CRITO É O SENHOR”, abre os nossos olhos espirituais, a nossa alma, e nos faz anunciar isso a todos!
Existem diversos dons, ministérios, operações, mas Deus, através do Espírito, que opera tudo em todos. Também trabalha em nós a graça da doação, porque todos esses dons são para o bem comum, ou seja, não para ser utilizado em benefício próprio, mas para ser colocado para a salvação do irmão, para proveito comum. Porque somos todos membros do mesmo corpo, impregnados pelo Espírito Santo de Deus.
No Santo Evangelho (Jo 20, 19-230 – da Ressurreição de Jesus), ELE, que sabe de todas as coisas, vem ao encontro dos seus, sabendo que estavam acuados pelo medo, vem dar a eles sua paz, a sua presença, a sua segurança. Mostrar-lhes suas chagas gloriosas (Chagas de amor), encorajá-los, alegrá-los. Afinal, a alegria da presença de Jesus em nosso meio nos dá um novo ânimo para continuar.
“Terão tribulações, medos, mas estou convosco” – Se ele Está conosco, tudo fica bem.
Depois, “soprou sobre eles dizendo-lhes: “Recebei o Espírito Santo. Aqueles quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados, aqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.”
É constituído o sacramento da confissão, e são como que “capacitados”, com o Espirito Santo, que os fortalece para essa missão.
Que estejamos então atentos e cheios de disposição para receber esse Espírito Santo que hoje nos é dado, que nos renova para nossas missões e nossa vida. Um Feliz pentecostes!