
(1Pd 5,5b-14)
Leitura da Primeira Carta de São Pedro.
Caríssimos, 5brevesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte.
7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. 10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.
11A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. 12Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. 13A igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho. 14Saudai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Responsório (Sl 88)
— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme como os céus.
— Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, e o vosso amor fiel, a assembleia dos eleitos, pois, quem pode, lá nas nuvens ao Senhor se comparar e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante?
— Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.
(Mc 16,15-20)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Jesus se manifesta aos discípulos, porque eles estavam sem acreditar completamente na ressurreição…Jesus vem até eles é dá uma ordem, que é um envio, e nessa ordem revela a missão deles, “Ide”. Com essa missão são convocados, a modelo do Cristo, a se gastar, se empenhar, para levar a Salvação a toda criatura.
IDE, é um verbo, indica uma ação, que tem tudo haver para nós Cristãos, que é o fato de não podermos ficar parados, acomodados, instalados. Temos em nós a alegria do anúncio, de levar a boa nova aos que esperam por ela.
É uma ordem, naquele tempo foi para eles, e hoje é também para nós. De levarmos Jesus a toda criatura. Essa ordem, essa convocação é para cada batizado.
Jesus nos envia a pregar o evangelho, porque todos precisamos do evangelho, da palavra, que é o VERBO ENCARNADO. Toda criatura busca essa revelação do amor de Deus. Como o salmista vai dizer: “Só em Deus a minha alma tem repouso” (salmo 61). Temos necessidade desse Evangelho, que é o verbo no meio de nós, o próprio Cristo.
Essa missão que Jesus hoje nos dá, tem suas exigências, ainda mais nos dias em que vivemos, num mundo descrente, e que coloca relativismo em tudo, mascarando o que é realmente verdade e criando “pseudo verdades”.
Como cumprir essa ordem nos nossos dias então?
Com menos palavras e mais atitudes, com mais ação!! Estamos num tempo onde todos falam muito e que a palavra perdeu crédito, então, temos que evangelizar com nossa vida, pregar o evangelho com a nossa vida, levando a sério essa convocação, essa ordem de Jesus Cristo. Mesmo com nossas limitações e fraquezas, mas testemunhar o Cristo, leva-Lo a toda criatura.
Que Deus nos abençoe nessa missão e que façamos com toda disposição do corpo e da alma.
Por Claudia C. B. Trevisan
Discípula da Comunidade Missão Theotokos