
(At 28,16-20.30-31)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
16Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, com um soldado que o vigiava. 17Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou-lhes: “Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo, nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro e, assim, fui entregue às mãos dos romanos.
18Interrogado por eles no tribunal e não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. 19Mas os judeus se opuseram e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. 20É por isso que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel”.
30Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam, 31pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Responsório (Sl 10)
— Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.
— Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.
— Deus está no templo santo, e no céu tem o seu trono; volta os olhos para o mundo, seu olhar penetra os homens.
— Examina o justo e o ímpio, e detesta o que ama o mal. Porque justo é nosso Deus, o Senhor ama a justiça. Quem tem reto coração há de ver a sua face.
(Jo 21,20-25)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”
22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”
24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Jesus é a Videira Verdadeira.
Quem decide seguir a pessoa de Jesus, precisa estar disposto a mudanças em sua vida.
Pois Deus quer o melhor para cada um de nós, principalmente para aqueles que decidem ficar ao seu lado.
Deus quer sempre nos formar, como seus discípulos, para sabermos enfrentar os nossos conflitos, interiores e exteriores.
Nesse Evangelho, Jesus, nos compara a ramos ligados na videira para “Dar Frutos”, e Diz: – “Eu sou a Videira Verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que que em mim não dá fruto, Ele o corta, e todo o ramo que dá fruto, ELE o limpa para que de mais frutos.”
É preciso entender que seremos podados muitas vezes, seremos cortados, torcidos. E isso na nossa compreensão humana, parece mal, mas espiritualmente falando, é de suma importância. Pois, para o “Agricultor”, existem várias maneiras de podar os ramos e a poda é necessária.
E sabe-se que toda poda que é feita, faz com que a planta cresça mais forte e dê muito mais frutos, e poda-se até os ramos que estão bons, para que produzam ainda mais.
Nosso Senhor, que é o “Agricultor”, tem o propósito de nos limpar, nos forjar, com o objetivo de nos tornar mais fortes e bem cuidados, e assim darmos frutos viçosos que alimentem a todos quanto estiverem com fome. E para que isso aconteça é necessário sermos podados. Eliminando tudo o que nos impede de “dar frutos”. ELE que sabe de tudo, está a nos limpar a cada instante de nossas vidas, principalmente dos nossos pecados, que machucam e matam a nossa alma. Não nascemos para dar frutos do pecado, mas frutos da vida, e se permanecermos com Jesus, que é a videira, daremos junto com ELE, frutos de Vida eterna.
É preciso ser humilde e aceitar as podas do nosso Pai do céu, deixar Deus lançar fora os ramos doentes do pecado.
Ao deixarmos essa poda acontecer, muitos frutos bons viram, como nos diz a palavra, frutos de Docilidade, alegria, acolhida e Caridade. A Matéria prima pra tudo isso acontecer é a OBEDIÊNCIA a palavra de DEUS.
…” Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei…PERMANECEI em Mim e EU PERMANECEREI em vós. Como o Ramo não pode dar frutos por si mesmo, se não permanecer na videira, não podereis dar frutos”. SEM JESUS NADA PODEMOS FAZER. Estamos como ramos secos prontos pra sermos lançados ao fogo.
“Apareceram as flores em nossa terra, diz o Esposo sagrado-, chegou o tempo da poda”. (São Francisco de Sales).