
Sal da Terra e Luz do Mundo
“Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para coloca-la debaixo do alqueire, mas sim para coloca-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5,13-16). Diante dessa passagem, nós jovens católicos, podemos refletir sobre como está sendo a nossa atuação em meio aos jovens da nossa idade.
Estamos sendo sal e luz no nosso meio social? Nas nossas escolas? Nos nossos passeios? Enfim, ao nos perguntarmos isso, podemos concluir que muitas das vezes que não damos testemunho da nossa fé, não o fazemos por medo e vergonha. Medo de sermos “perseguidos” e vergonha do que os outros jovens vão pensar de nós. Porém, Jesus pede que não tenhamos medo de ser quem Ele quer que nós sejamos, que não tenhamos medo de anunciar nossa fé a todas as pessoas.
Os jovens de hoje em dia pensam apenas em diversão, em sair com os amigos e fazer o que quiser. Nós, ao contrário, tivermos a graça de encontrar a Deus e de fazer uma experiência com Ele, e a partir dessa experiência conhecermos a salvação que só conseguiremos através da santidade exercida diariamente.
Mas, como podemos ser sal na terra e luz do mundo nos dias de hoje?
. A leitura diária da Bíblia nos ajuda a saber e a discernir o que Jesus quer para nós naquele dia;
. Ter um momento de adoração semanal, estar com Jesus pelo menos 1 hora por semana;
. Procurar conhecer a vida dos Santos que morreram jovens: Beata Chiara Luce, São Domingo Sávio, Santa Maria Goretti, Beato Carlo Acuti, etc;
. Rezar o Santo Terço pedindo a intercessão e a proteção de Nossa Senhora;
. Não nos deixar ser influenciados por outro jovens e não ter más companhias.
Esses são alguns conselhos que podem nos ajudar a nos mantermos firmes no anúncio da nossa fé.
Termino essa exortação com uma frase da Beata Chiara Luce:
“SEREMOS SANTOS, SE FORMOS SANTOS JÁ”
Maria Teresa Licerre Alves