“Antes de formar-te no seio de tua mãe, eu já te conhecia, antes de saíres do ventre, eu te consagrei e te fiz profeta para as nações” (Jr 1, 5).
O texto sagrado do Profeta Jeremias, deixa claro que nós existimos por uma questão de escolha, escolha de Deus, ou seja, a existência do “homem” é uma existência vocacional. Por isso Ele sabe o que pede e a quem pede. Eleesta sempre olhando e cuidando de nós. Por isso devemos colocar nossa confiança do chamado, Naquele que nos chamou.
A Palavra de Deus tem a força de cumprir em nós aquilo que ela anuncia, ela vem acompanhada de graças, bênçãos, unção e tem o poder de nos transformar quando a ouvimos com reverência e acolhemos com generosidade.
Ele é o Senhor, o Senhor que convida, Ele é o Mestre que ensina, é o Senhor que nos envia. Entretanto Ele conta com nossa disposição para dizer SIM, ao seu chamado, entregando e abandonando nossa vida a uma grande esperança. Amados! Deus nunca nos decepciona. Ele dá sentindo e enche a nossa vida de significado, desde que nos coloquemos na condição de discípulos. Lembrem-se, optar por Jesus é também decidir-se por Ele.
Minha vocação, o chamado Dele na minha vida, me causou grande angustia, por me considerar indigno e imerecedor deste chamado. Mas Ele me quis e quer você também, nas suas misérias, e na sua pobreza.
A confiança e a fidelidade ao chamado permitem que Ele, nos conduza e guie nossos caminhos, mesmo na possibilidade do erro e das dúvidas. Seguindo o Mestre, o discípulo não erra.
A vocação exige uma resposta, mesmo sabendo que a nossa inteligência não é capaz de compreender o pleno significado do chamado. Já ouvi alguém dizer que: Vocação é decisão do Mistério, logo, somos mistério no Mistério, vocacionados a sermos embaixadores da reconciliação.
Se a angústia vocacional lhe visitar, não tenha medo, isso faz parte do Mistério.
Abraão viveu a primeira angústia vocacional: “Sai de tua terra, do meio de teus parentes, da casa de teu pai e vai para a terra que eu vou te mostrar” (Gn 12, 1). Como assim sair de tua terra? Deixar os parentes, deixar a casa do pai? Deus pede a Abraão que deixasse tudo aquilo que ele era, tudo o que possuía.
Você acha que será diferente com você? É claro que não! Não faltará pessoas questionando sua decisão, pessoas empenhadas em fazer você desistir, você será perseguido e ridicularizado. Deixar TUDO, para seguir Jesus é algo impensável para a limitada inteligência humana. I
O mesmo ocorreu com aqueles quatro à beira do mar da Galiléia, “vem e segue-me!” simplesmente Jesus disse assim. E eles se inquietaram tanto que deixaram e seguiram, deixaram suas seguranças para estar com aquele Homem (Cf. Mc 1, 16-20). Entregaram-se ao projeto, de Jesus de Nazaré.
Por isso, o vocacionado Theotokos é uma pessoa de fé, e que deseja transformar-se em discípulo de amor, para ser apostolo da reconciliação, para anunciar o Amor Misericordioso do Pai. O vocacionado Theotokos é e sempre será um discípulo de Cristo, um PROFETA DO AMOR E DO PERDÃO..
E é no ventre materno da Theotokos, que nós, nos tornaremos como Ele, existindo na pessoa Dele, assumindo o Seu modo de ser. Casto, Pobre, Obediente e Manso.