Precisamos encontrar Aquele que é a razão maior da alegria, da bênção, da nossa própria existência.
“’Jesus perguntou: ‘Mulher, por que choras? A quem procuras?’ Pensando que era o jardineiro, Maria disse: ‘Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar’” (João 20, 15).
Maria, discípula de Jesus, aquela que Chora, pelo seu Senhor. Chora a sua falta, chora a sua ausência, chora!
Faz nesse choro, sua declaração de amor, demonstra sentimento de abandono, expressão de quem sente falta, de quem sente amor, afinal, nós choramos, quando perdemos a quem amamos.
Ela chorava pelo seu Senhor, Senhor que há havia libertado de Sete demônios, e de doenças espirituais, que tinha dado a ela uma nova vida, um novo sentido a sua vida. Dessa forma, passou a ser sua discípula, ela depois de libertada, segue a Jesus e acompanha seus ensinamentos, seus milagres, sua Vida, sua crucificação, sua morte. E agora é a primeira a ver Jesus Ressuscitado e Glorioso.
Ao chegar no túmulo chorando do lado de fora, e inclinar-se e olhar para dentro do túmulo, vê os Anjos e esses lhe perguntam – “Mulher, porque choras?” Aqui podemos ver que o choro turva sua visão e o sofrimento não dá a ela condições de distinguir os Anjos e nem de decifrar com clareza a pergunta.
Ela responde: “Levaram o corpo do meu Senhor e não sei onde o colocaram”. Dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé, ela não o reconhece. Mais uma vez, sua visão não é clara, seu sofrimento não a deixa ver.
Jesus perguntou-lhe: Mulher, porque choras? A Quem procuras? Pensando que era o jardineiro, Maria responde, querendo dar sua solução para a situação, mas O Cristo a surpreende, dizendo: “MARIA!”, chamando-a pelo nome.
Ela então o reconhece, “Rabuni” (Mestre em hebraico). O Senhor se revela a ela agora glorioso, se mostra ressuscitado, e como quem diz, “EU não a deixei, não chores mais!”.
Para ela, quanta alegria e felicidade, e segurança, ao ver o seu Senhor Ressuscitado. Da mesma forma, para nós, em termos esta certeza dada á nós pela igreja.
Vendo a Ressurreição de Jesus, vê o cumprimento dos ensinamentos de Jesus, vê o grande amor do Pai revelado através DELE, que nos resgata do pecado por meio de sua paixão, morte e ressurreição.
Ela agora pode anunciar…” Eu Vi o Senhor!”, vi seu Senhorio sobre a morte, sobre o sofrimento, sobre o pecado, sobre toda humilhação, sobre a morte…EU VI O SENHOR!!!
– O MEU SENHOR, O MEU SALVADOR!! É a alegria da nossa alma, alma que só descansa quando encontra com o Senhor.
-Oração: Nós que em muitos momentos, tiramos nossos olhos do Senhor e de suas promessas, e por isso ficamos com nossa visão turva, sem enxergar seus mistérios, faze-nos pelo teu Santo Espirito, filhos confiantes no seu amor, que não nos deixa sozinhos e nem desamparados, mas cheios da certeza do seu amor misericordioso. Amém
Que a Virgem Maria nos auxilie nessa experiência do amor Ressuscitado.
Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo.
POR CLAUDIA C. BASTOS TREVISAN
DISCÍPULA DA COMUNIDADE MISSÃO THEOTOKOS