
No Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais de 1998, o então cardeal Joseph Ratzinger disse que na história “existem as sempre novas irrupções do Espírito Santo que continuamente revitalizam e renovam a estrutura da Igreja.
Portanto, podemos ver como o Espírito Santo constantemente tem inspirado novos carismas na vida da Igreja.
É exatamente isso que celebramos neste dia, a manifestação visível de uma linda história de amor nascida no coração de Deus.
Há 16 anos, nascia no dia da Festa de Nossa Senhora da Salete, a Virgem da Reconciliação a Comunidade Católica Missão Theotokos. Animados pelas Palavras e visualizações que o Senhor apresentava na ocasião, acreditamos, mesmo sem entender, que algo novo começava em nossas vidas.
Desta forma, percebemos que o Senhor nos dera um carisma específico, um dom, uma vocação a ser vivida na Igreja e para a Igreja. Em nossas orações, o Espírito Santo nos inspirou a missão de sermos Embaixadores da Reconciliação.
Há 16 anos brotou aqui na cidade de Piracicaba uma fonte de reconciliação, esperança e paz. Com dedicação e entrega de muitas pessoas, à missão que nos foi confiada por Deus, pôde transformar a vida de muitas pessoas.
Desejamos mergulhar nas profundezas do Espírito de Deus para que a Comunidade produza frutos e seja cura para os necessitados a fim de que se propague a cultura da vida, anunciando a mensagem da Reconciliação.
O nome Theotokos em nossa comunidade não quer designar somente um dogma mariano, mas antes quer ser a expressão da presença e co-redenção de Maria Santíssima. Lembrando-nos que o Senhor, pendente da cruz, assim o quis quando nos deu por nossa Mãe. A vocação Theotokos acredita que o caminho mais seguro de vivermos reconciliados com Cristo é através da Santíssima Virgem Maria. Portanto, ela é aquela que conhece mais profundamente o mistério da reconciliação divina. Conhece o seu preço e sabe quanto é elevado. Neste sentido nós a chamamos de Mãe da Reconciliação.
Assim sendo, desde o início de nossa comunidade a presença da Mãe de Deus se faz sentir, como Mãe dos homens e da Igreja de seu Filho, da mesma forma que esteve com a primeira comunidade reunida no cenáculo, em Jerusalém, perseverando unânime em oração. Da mesma forma que a oração da Igreja é acompanhada pela oração da Virgem Santíssima, nossa comunidade quer levar ao mundo todo, a Boa Nova da Reconciliação unida àquela que desde o início propiciou esta graça: encarnar o Verbo de Deus.
Viver consagrados pelas mãos de Maria, pela qual Deus nos deu a maior graça, Jesus Cristo, nosso Salvador, tem sido a nossa experiência frequente. Podemos notar que através de sua maternal presença é ela quem tudo faz em nossa comunidade. É ela que une, anima, dá vigor, conforta, reconcilia em Jesus e nos dá o real significado da catolicidade.
Por meio dela, também queremos nos ofertar ao Senhor, que fez grandes coisas em sua pobre seva, e no mundo todo. Se a graça maior nos vem por ela, cremos que as menores não nos são dispensadas sem a sua intervenção junto a Deus, que a fez Mãe, Rainha e Co-Redentora nossa.
Finalizo agradecendo a Deus e a todos que fazem ou fizeram parte dessa obra, dessa história, dessa manifestação do amor de Deus. De modo especial agradeço a minha esposa, minha filha, meus filhos espirituais e a toda a família Theotokos, que se tornaram cúmplices da beleza desta vocação e que, comigo, continuam acreditando.
Por isso, continuaremos investindo nossas vidas na causa do Reino de Deus, pois, essa é nossa missão:
Sermos embaixadores da Reconciliação, conduzindo a todos para um encontro com o Pai Misericordioso que nos abraça e nos beija. Afim de que Jesus seja amado por todos os corações!
19 de Setembro de 2019
Sr. Fundador, Valdinei Antonio Tonin.
Parabéns a todos da Comunidade