A imagem representa o carisma e a nossa espiritualidade. Ela é o carisma em forma de imagem, pois como é da Tradição de nossa Igreja, a imagem traz em si o que as palavras muitas vezes não conseguem dizer. Assim sendo, temos neste símbolo a ser interpretado:
Em primeiro plano temos o ícone da Santa Mãe de Deus, que nos olha atentamente, pois como nossa mãe vê todas as nossas necessidades e com ternura sustenta o braço direito do Senhor, ou seja, o braço da benção. A Virgem está revestida com as cores da realeza: vermelho, verde e dourado, cores usadas apenas pelas imperatrizes. Note-se que o Senhor também está com vestes reais e assentado no colo da Virgem como se estivesse num trono, com a mão esquerda segura o pergaminho, que é a palavra de Deus.
Docemente a Virgem parece beijar a mão do Senhor, o que nos lembra a sua missão de co-redentora, medianeira das graças do Senhor. A outra mão da Virgem está envolvendo o Filho numa atitude de carinhosa intercessão. Ao mesmo tempo em que nos olha e segura à mão do Filho, Ela parece direcioná-la com a sua própria mão de Mãe em nossa direção, mão que estende á nos, a nossa procura para nos reconciliar.
Vê-se também ao redor da Santa Mãe de Deus cinco estrelas, que são as características da nossa espiritualidade, cada uma disposta ao redor da Virgem parece formar uma estrela maior, que é a Virgem Maria, Estrela da Evangelização.
Ao fundo nota-se a grande Basílica de São Pedro, lembrando que nosso carisma procede da Igreja, Mãe e Mestra da Verdade, tendo nas laterais as portas abertas, esperando por nossa volta com a mesma disposição do pai da parábola do Filho pródigo. As duas imagens juntas, da Virgem e da Basílica nos trazendo juntas o Senhor, nos lembram nossa identidade enquanto católicos.
São cinco as estrelas que representam o nosso carisma e espiritualidade que Deus semeou no meio de nós, e que são necessárias para a prática do apostolado da Comunidade Missão Theotokos.