
O Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados a igreja e feitos participantes da missão.
Este Sacramento é denominado Batismo com base no rito central pelo qual é realizado. Batizar (“baptízein”, em Grego ) significa “mergulhar”, “imergir”; o “mergulho” na água simboliza o sepultamento do catecúmeno na morte de Cristo da qual com Ele ressucita como “nova criatura”.
O Batismo é o mais belo e o mais magnífico dom de Deus. (…) Chamamo-lo de dom, graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo, e tudo o que existe de mais precioso.
Dom, porque são conferidos àqueles que nada trazem. Graça, porque é dada até a culpados. Batismo, porque o pecado é sepultado na água. Unção, porque é sagrado e régio (tais são os que são ungidos). Iluminação, porque é luz resplandecente. Veste, porque cobre a nossa vergonha. Banho, porque nos lava. Selo, porque nos guarda e é o sinal do senhorio de Deus.
Na liturgia da noite pascal, quando o Sacerdote profere a benção da água batismal, a igreja faz solenemente memória dos grandes acontecimentos da história da salvação pelo Batismo. A igreja viu na arca de Noé uma prefiguração da salvação pelo Batismo. Por ela, com efeito, “poucas pessoas, isto é, oito, foram salvas da água” (Cf. 1 Pd 3,20 ). Nas próprias águas do dilúvio prefigurastes o nascimento da nova humanidade de modo que a mesma água sepultasse os vícios e fizesse nascer à santidade.
Concedestes aos filhos de Abraão atravessar o mar vermelho a pé enxuto, para que, livres da escravidão, prefigurassem o povo nascido na água do Batismo. Jesus Cristo começa sua vida publica depois de ter sido batizado por João Batista no Jordão e depois de sua ressurreição confere esta missão aos apóstolos: “ide, pois, fazei que todos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinado-as a observar tudo quanto vos ordenei.” ( Mt 28,19-20 ). Os batizados “vestiram-se de Cristo”. Pelo Batismo é um banho que purifica, santifica e justifica.