Sabemos que viuvez é o estado de uma pessoa, cujo cônjuge morreu, e que não tornou-se a se casar. Mas não sabemos muito a respeito do que os santos e a Igreja Católica ensinam ou ainda dão como conselhos às pessoas que vivem nesse estado. Segue então alguns conselhos que São Francisco de Sales diz a respeito da viuvez a partir de seus avisos para as viúvas.
“Que não somente a viúva seja viúva de corpo, mas também de coração, isto é, que seja decidida, com inviolável resolução, a conservar-se no estado duma casta viuvez. Porque as viúvas que não o são senão enquanto esperam a ocasião de se tornar a casar, não estão separadas dos homens senão segundo o deleite do corpo, mas já estão juntas com eles segundo a vontade do coração. E se a verdadeira viúva para se confirmar no estado de viuvez, quer oferecer a Deus em voto o seu corpo e a sua castidade, acrescentará um grande ornamento à sua viuvez, e porá em grande segurança a sua resolução: porque, vendo que depois do voto já não está na sua mão o poder deixar a sua castidade, sem deixar o Paraíso, será tão zelosa e desvelada pelo seu intento, que não consentirá nem por um só instante em seu coração os mais simples pensamentos de casamento.”
Segundo São Francisco de Sales, o voto de castidade na viuvez não só agrada a Deus, mas por ser uma renúncia pura e simples, une a pessoa ao coração da Divina Majestade, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para ser verdadeiramente viúva, é preciso estar desprendida dos prazeres profanos, pois como diz São Paulo, a viúva que vive em delícias, está morta em vida. “Querer ser viúva e sem embargo gostar de ser festejada, acariciada, galanteada; querer achar-se nos bailes, danças e festins; querer andar perfumada, enfeitada e galante, é ser uma viúva viva quanto ao corpo, mas morta quanto à alma.”
A viuvez é um chamado a continuar o matrimônio, não mais com o cônjuge terreno, mas com o Amado Celestial.
“Nada temas, não serás desapontada. Já não te lembrarás do opróbrio de tua viuvez, pois teu esposo é o teu Criador: chama-se o Senhor dos exércitos; teu Redentor é o Santo de Israel: chama-se o Deus de toda a terra.” Is 54,4a.5