
(At 19,1-8)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: 2“Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!”
3Então Paulo perguntou: “Que batismo vós recebestes?” Eles responderam: “O batismo de João”. 4Paulo disse-lhes: “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. 5Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.
6Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. 7Ao todo, eram uns doze homens. 8Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o reino de Deus.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Responsório (Sl 67)
— Reinos da terra, cantai ao Senhor.
— Reinos da terra, cantai ao Senhor.
— Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais, como a cera se derrete, ao contato com o fogo, assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor!
— Mas os justos se alegram na presença do Senhor; rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! O seu nome é Senhor: exultai diante dele!
— Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor; é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.
(Jo 16,29-33)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
“Credes, agora? Eis que vem a hora e já chegou, em que vos dispersareis…”
Jesus disse isso pois sabia que era chagada a hora de entregar a sua vida para a salvação da humanidade e sabia também que seus discípulos ainda não tinham uma fé sólida, fé que se consolidaria com a vinda do Espirito Santo, por isso os adverte e diz: ”No mundo tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”
A Bíblia relata que realmente os discípulos deixaram Jesus no momento de sua prisão, condenação e crucificação. Mas, com a vinda do Espírito Santo, passaram a servir Jesus com a alma, sem medo das dificuldades, enfrentando tudo por Ele, não havia empecilhos para anunciarem a Palavra, – estando livres ou aprisionados – davam testemunho desta fé, deste amor por Cristo.
Nós recebemos o Espírito Santo pelo Sacramento do Batismo, agora basta deixarmos o Espírito Santo agir em nós com seus Dons, para nos tornarmos destemidos como os discípulos, dispostos e prontos a dar a própria vida por amor a Cristo. Entendendo e encarando sem desanimar as tribulações que surgirem em nossas vidas, como verdadeiros anunciadores do Reino de Deus e testemunhas de Cristo aqui na Terra.
O mundo hoje precisa de pessoas que se deixem “dominar” pelo Espírito Santo, para levar luz onde há escuridão, alegria onde há tristeza, paz onde há guerra, esperança onde há desespero, amor onde houver ódio.
Queridos irmãos e amigos, os discípulos cumpriram a sua missão! Agora é chegada a nossa hora, que o Espírito Santo nos fortaleça e nos oriente, para que possamos cumprir também nossa missão de anunciadores de Cristo, anunciadores do amor, com CORAGEM, como disse Jesus, pois quem está com Ele vai até o fim.