
(At 16,1-10)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.
4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia.
7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Responsório (Sl 99)
— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!
— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.
— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!
(Jo 15,18-21)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
“Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia”.
Aqui começo lembrando-se dos santos mártires que, por seguirem o Cristo, tiveram a sua vida entregue e isso fez com que muito deles fossem mortos tornando-os assim, Mártires. O significado etimológico de “Mártires”, deriva do grego “Martúrion”, que quer dizer “grande tormento sofrido por causa da fé”, pelos cristão hoje, em tantos países, que são mortos por acreditar em nosso Senhor. Mas, penso também hoje, como missionária das tantas lutas, daqueles que não vivem tudo isso que vivemos como sendo Vida Consagrada, em uma nova fundação, e que não entendem ou acham bobeira. Eu me lembro que antes de vir pra parcela de vida, tinha meu serviço e lá perguntavam o por quê que de eu não poder continuar trabalhando e assim anunciar Jesus… Pois bem, Ele queria outras coisas para mim, outros planos.
O mundo, que nos odeia por irmos contra a correnteza de seus critérios e modismos, de qualquer jeito tenta introduzir em todas as áreas da nossa vida, no nosso dia-a-dia.
Não sou eu que devo escrever todos os meus planos e pedir que Jesus assine, assim, aceitando minhas condições, porém, é Jesus quem vai colocando em nossa vida a sua vontade para que o façamos com todo amor, zelo, responsabilidade, seriedade, pois Ele nos capacita para administrar algo que é Dele, então, diante disso, não é Jesus que tem de se adaptar com o mundo que vivemos, mas sim, nós que devemos deixar-nos transformar por Ele.
E aqui, concluo minha reflexão com o salmo que diz:
“Aclamai o Senhor, ó terra inteira.”
Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!
Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.
Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente
Que assim seja! Amém!