
(Zc 9,9-10)
Leitura da Profecia de Zacarias:
Assim diz o Senhor: 9“Exulta, cidade de Sião! Rejubila, cidade de Jerusalém! Eis que vem teu rei ao teu encontro; ele é justo, ele salva; é humilde e vem montado num jumento, um potro, cria da jumenta.
10Eliminará os carros de Efraim, os cavalos de Jerusalém; ele quebrará o arco de guerreiro, anunciará a paz às nações. Seu domínio se estenderá de um mar a outro mar, e desde o rio até os confins da terra”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Responsório (Sl 144)
— Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!
— Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!
— Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei,/ e bendizer o vosso nome pelos séculos./ Todos os dias haverei de bendizer-vos,/ hei de louvar o vosso nome para sempre.
— Misericórdia e piedade é o Senhor,/ ele é amor, é paciência, é compaixão./ O Senhor é muito bom para com todos,/ sua ternura abraça toda criatura.
— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,/ e os vossos santos com louvores vos bendigam!/ Narrem a glória e o esplendor do vosso reino/ e saibam proclamar vosso poder!
— O Senhor é amor fiel em sua palavra,/ é santidade em toda obra que ele faz./ Ele sustenta todo aquele que vacila/ e levanta todo aquele que tombou.
(Rm 8,9.11-13)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos: 9Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.
11E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós.
12Portanto, irmãos, temos uma dívida, mas não para com a carne, para vivermos segundo a carne. 13Pois, se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se, pelo Espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Anúncio do Evangelho (Mt 11,25-30)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: 25“Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
No Evangelho de hoje Jesus nos fala do perdão, causa de tantas tristezas e amarguras de coração.
Infelizmente muitos tem uma visão distorcida do perdão, como se a pessoa estivesse se rebaixando e é tido como um bobalhão quando perdoa alguém. Mas não é isso que a Palavra de Deus nos ensina.
O Senhor nos ensina que o perdão é um ato primeiramente de uma pessoa sábia que compreende o que Jesus está nos falando.
A falta de perdão faz a pessoa carregar fardos que não é dela, e esse fardo vai deixando a pessoa cada vez mais triste e rancorosa, e essa pessoa vai sendo tomada por um sentimento de desamor e quanto mais ela insiste em viver assim mais desacreditada do amor, e fica cada vez mais distante do verdadeiro Amor.
O ato de perdoar alguém vem do Amor de Deus, que está dentro de nós. Afinal de contas o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, e Deus é amor. Então somos chamados a ser amor e transmitir esse Amor conforme a Palavra de Deus nos ensina.
Precisamos compreender quando o Senhor nos ordena algo em sua Palavra, e também ter um temor em desobedecer, pois tudo o que o Senhor nos orienta em sua Palavra é para o nosso bem, logo esse temor deve ser correspondido por amor, e não por medo ou por se sentir ameaçado, pois o Senhor nos deu a Salvação e nos direciona em sua palavra para não perdê-la, pois a falta de perdão nos faz perder o amor.
Nós queremos que Deus perdoe nosso pecados, mas muitas vezes esquecemos que precisamos fazer a nossa parte. “Perdoar aquele que nos ofendeu”.
Jesus pagou toda a nossa dívida entregando-se na cruz para nos salvar, por isso precisamos compreender que Jesus perdoou nossos pecados, e nós somos chamados a perdoar sempre.
A perfeição da sabedoria de Deus nos ensina. “Amar o próximo como a ti mesmo, eis ai a vocação que todos nós somos chamados”.